Fotos: Renan Mattos (Diário)
O Parque Oásis foi palco da estreia do Brique de Itaara
Mesmo com apenas 15 dias de organização, os expositores, a comunidade e a organização abraçaram a ideia e fizeram com que um sonho antigo se tornasse realidade. A 1ª edição do Brique de Itaara foi um sucesso. Inspirado no Brique da Vila Belga que completa quatro anos em 2019, o evento se expandiu e muita gente subiu a serra para passear e expor seus produtos neste domingo. O Parque Oásis, foi o local escolhido para a estreia. Fechado há cerca de 20 anos, a grama verde do estacionamento deu lugar às bancas e fez muitas pessoas lembrarem de dias de diversão no local.
A técnica em enfermagem Jacinta Ventura, 63 e a filha Thaís Ventura, 27, servidora pública, estavam encantadas com os produtos em madeira feitos a mão. Sempre que podem, elas frequentam o Brique da Vila Belga.
_ Mesmo morando em Santa Maria, eu cresci aqui e me deu uma saudade do Parque. Lembro do teleférico, da cascata, dos churrascos em família. Achei uma ótima ideia estimular a venda dos produtos em Itaara também, assim as pessoas voltam a visitar o lugar, nem que seja aqui na frente _ comentou Thaís, que torce para que o local volte a funcionar.
São Gabriel incentiva empreendedorismo por meio de cursos
As margens da BR-158 ficaram lotadas de carros estacionados. O público começou a chegar antes das 17h , horário previsto para começar o Brique.
EXPOSITORES
Cerca de 70 expositores, metade deles já fazem parte do evento em Santa Maria, estiveram presentes expondo artesanato, confecção, produtos coloniais, hortifrútis, livros, antiquário, brechós, comida e bebida.
Os brinquedos divertiram as crianças assim como show musicais - DJ Léo Fleck e Rogério Rocha Lobato - e apresentações artísticas da Cia Repertório Clowncando.
A vendedora Franciele Machado, 35 anos e o marido Wolnei Lorensi, 37, policial militar, aproveitaram o domingo de folga para levar o filho Rafael,4 para passear e conhecer o local.
_ A gente tinha esperança de que o local estivesse aberto, assim o Rafael ia conhecer o Parque o Oásis. De qualquer forma, vamos aproveitar para tomar o chimarrão e passear com ele, está bem legal o Brique_ disse Franciele. Sem entender muito, o pequeno Rafael disse para os pais: " o castelo está fechado".
Rede da Serra vai abrir dois postos em Santa Maria e um em São Gabriel
Além da banca que vende cocada, uma das mais visitadas era dos produtos em couro. O artesão Cirano Vieira 53 anos, aprendeu a produzir sozinho. Participar do Brique de Itaara e do Feirão da Gare é uma oportunidade de aumentar a renda em casa.
_ Hoje eu agradeço por ter aprendido a fazer meu produtos. Fiquei parado em casa por 40 dias por causa de um cirurgia, daí por hobbies e porque não conseguia ficar parado, comecei a fazer. Para nós, é uma grande ajuda para ganharmos mais um dinheirinho_ analisa Cirano.
UMA VEZ POR MÊS
A ideia é que o Brique seja realizado na Serra, no segundo domingo de casa mês. O objetivo da organização é que o evento seja realizado e outros pontos da cidade. A estimativa é que 4 mil pessoas passassem pelo local neste domingo.